Ilustração- Memorial do Convento

 




   Relativamente á ilustração optei por não representar uma cena em específico, mas sim o livro em si. Quanto á ideia por detrás da ilustração debati-me com a necessidade em representar as 3 histórias e personagens principais, isto sem tentar dar mais foco a um ou a outro, aterrei por fim neste conceito de usar peças de xadrez para representar os personagens. Obviamente usei peças rapidamente identificáveis com certos personagens como o rei (D. João V), a rainha (D. Maria Ana), o Bispo (Padre Bartolomeu), e o peão (povo), mas também ponderei sobre a relação das peças com os outros como Blimunda onde fiquei na dúvida entre o peão e o cavalo, por um lado esta é capaz de coisas que os outros não são, assim como o cavalo ao contrário de todas as outras peças se move em L, por outro lado o mesmo pode ser dito por Baltasar que com o seu gancho faz coisas que outros homens não conseguem, optei por usar o cavalo para Baltazar e dar destaque a Blimunda de uma outra maneira; Pensei também em usar a peça da torre para representar as torres sineiras do convento mas decide deixar as peças reservadas só para personagens. 

   Para terminar falemos da simbologia, o maior foco é direcionado para as cores, já que estas contrastam com o tema preto branco da ilustração, o vermelho simboliza as mortes e o trabalho ardo do povo que construiu o convento de mafra, observamos também que o rei se encontra manchado de vermelho para indicar que as mortes do povo são a consequência da sua arrogância, a roxo temos Blimunda isto de modo a destacar-se das outras peças já que esta não era um mero peão; Mais acima temos o Bispo com assas para representar o sonho do Padre Bartolomeu de construir a passarola; E para finalizar, mais abaixo temos o sol e a lua acima de Baltazar e Blimunda dada as suas alcunhas (7 sois e 7 luas). 


Alexandre Barros 12º8 Nº1   


Comentários

  1. Interessante jogo de cores. Adorei a ideia do Padre Voador e achei muito curiosa a opção pelo cavalo. Bom trabalho, Alexandre! Que na tua vida, consigas conquistar muitos Xeque-Mate!

    ResponderExcluir

Postar um comentário